Fogo

0
0
0
s2sdefault

O VULCÂO

Pico do Fogo volcano in Cape Verde

@unknown

O VULCÂO

Pico do Fogo volcano in Cape Verde

@unknown

História

A ilha do Fogo foi descoberta nos anos de 1640, no mesmo período que as ilhas de Santiago e Maio. Inicialmente foi chamado de São Filipe, mas depois veria apropriadamente a ser chamada Ilha do Fogo, um nome bem expressivo, dado em honra do imponente e representativo vulcão com o seu ex-libris e um dos símbolos mais notáveis de todo Cabo Verde. 

A economia da ilha era feita exclusivamente no cultivo e plantação de algodão, café e videira cujos produtos eram enviados para Santiago, e depois exportando e comercializados na Guine e Brasil.  A história da ilha do Fogo, antes da sua emancipação reza que ela teve períodos contrastantes de algum progresso, e de terríveis calamidades naturais e de terror humana. 

Por exemplo em 1665, a ilha teve um terrível ataque durante 4 dias por alguns piratas Holandeses.   Mas tarde em 1719 os povos da ilha conheceram a primeira grande fome, e depois veio o de 1759, nesse ano houve uma tremenda explosão do vulcão que fez muitos estragos na ilha principalmente nos campos de cultiva e chovia areia em algumas das outras ilhas mais próximas. 

Na atualidade a ilha do Fogo esta administrativamente dividida em três concelhos: São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina, sendo esse ultimo o mais novo. 

A Cidade de São Filipe serviu se por muitos anos como centro administrativo da ilha; é uma cidade histórica e bem estruturada, crescendo a um bom ritmo socialmente e economicamente. 

Geografia

De origem vulcânica, situada a Oeste de Santiago, tem forma circular, com uma área de 476 km2, e tem o ponto mais alto de todas as ilhas de Cabo Verde.   O vulcão da ilha do Fogo tem aproximadamente 2829 metros, com uma caldeira de 8 kms de diâmetro em Chã das Caldeiras no lado ocidental, as paredes atingem 1000 metros, com uma cratera de 500 metros de diâmetro, e uma profundidade de 180 metros é a quarta maior em demissão. 

“Djarfogo” como é apelidado pelo seu povo, tem uma beleza espontânea, espetacular, natural, e muito apreciada, mesmo contagiante, e enigmática, que contagia a maioria das gentes que por lá passam.<br> Atualmente tem uma população de quase 40 mil habitantes residente e outras tantas emigradas.

Gastronomia

 Dos diversos pratos tradicionais a Djagacida (confecionado através de farinha de milho e feijão), Xerém de festa (servido principalmente nas festas de Bandeira e de casamento, acompanhado de guisado de carne), Cachupa, Camoca (uma espécie de corn-flake), Gufongo (tipo de pão feito a partir de farinha de milho) constituem referências gastronômicas que merecem ser apreciadas pelos visitantes. 

Continue o repasto com pudim de café ou doce da papaia- ou, ainda, com doce de batata-doce e abóbora. Acompanhe a refeição com vinho branco do Fogo fresquinho.   Para finalizar, o café da ilha do fogo e famosa em todas as ilhas do arquipélago.

Tags: , ,
Sinta
a cultura.
Cabo Verde
as ilhas.
Explore o horizonte.
Image is not available
Publicite as suas promoções com a tourCV

Alugue um espaço este espaço e potencialize o seu negócio no turismo em Cabo Verde.
Entre em contacto conosco e saiba mais.

@Hellio Van-ingen

Image is not available
Viaje pelas ilhas conosco!
Image is not available
Image is not available
Conheça
Cabo Verde
Image is not available
Registe-se na nossa comunidade
Image is not available
Arrow
Arrow
Slider

contacte-nos

___________

 

  Faça parte desta comunidade.

 

tourcv2 75

© 2017 tourCV. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A