Maio

0
0
0
s2sdefault

A ILHA PLANA

@ unknow

@ unknow

A ILHA PLANA

@ unknow

@ unknow

História

Descoberta em 1460, Maio faz parte do grupo sotavento e é uma das ilhas mais planas de Cabo Verde. Apesar da sua origem vulcânica aqui encontram-se poucos vestígios dessa origem pois a sua maior altitude é o Monte Penoso com 436 metros. Segundo reza a história, em 1642 já contava com algumas almas vivas talvez alguns pessoas que dedicavam a pastagem de animais e outros afazeres. 

Inicialmente era utilizada como ilha de criação de gado, principalmente caprino. A sua povoação só teve início no final do Séc. XVI, devido à grande exploração do sal, que era depois exportado para outros países como o Brasil.

Geografia

A ilha do Maio tem uma área de 265 km2, pertence às ilhas do grupo Sotavento, menos de 23 kms da capital do Pais.  Maio apesar de ser uma planície bastante árida que lembra a imagem de um deserto, as suas paisagens contrastam com florestas de acácias devido a um plano de reflorestamento da ilha, vários oásis verdejantes e algumas plantações de palmeiras.  Por toda a ilha existem extensas praias de areia branca e um mar azul profundo sendo a mais famosa a praia da Ponta Preta.

As areias são trazidas pelos ventos a partir do deserto do Saara o que faz com que estas praias sejam escolhidas pelas tartarugas para fazerem a sua desova anual, o que se revela de grande interesse turístico.  A maior povoação da ilha é a Vila do Maio também conhecida como Vila do Porto Inglês devido a numerosos navios Britânicos naufragados que antigamente atracavam na ilha transportando o sal. É uma cidade bastante calma e linda e a sua gente é simples e hospitaleira.  

No Maio pode-se encontrar uma das mais belas e antigas igrejas do arquipélago, a igreja Matriz e alguns casarões que lembram os tempos antigos. Não muito longe da vila existe um forte, O Castelo de Maio que foi construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques de piratas.   Uma visita obrigatória é a localidade do Barreiro onde existem várias casas coloridas que são um atrativo para os turistas.

Gastronomia

A especialidade gastronómica local é a Caldeirada de Peixe. É feita com as mais deliciosas variedades de peixe fresco incluindo a garoupa e a lagosta. É um refogado que utiliza batata-doce, inhame, mandioca, batata inglesa, abóbora e banana verde, uma combinação de deixar água na boca.

Tags: ,
Sinta
a cultura.
Cabo Verde
as ilhas.
Explore o horizonte.
Image is not available
Publicite as suas promoções com a tourCV

Alugue um espaço este espaço e potencialize o seu negócio no turismo em Cabo Verde.
Entre em contacto conosco e saiba mais.

@Hellio Van-ingen

Image is not available
Viaje pelas ilhas conosco!
Image is not available
Image is not available
Conheça
Cabo Verde
Image is not available
Registe-se na nossa comunidade
Image is not available
Arrow
Arrow
Slider

contacte-nos

___________

 

  Faça parte desta comunidade.

 

tourcv2 75

© 2017 tourCV. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A