Santiago

0
0
0
s2sdefault

O CELEIRO

barragem poilao

@David Gomes Photography

O CELEIRO

barragem poilao

@David Gomes Photography

História

Considerado o berço da nacionalidade é a primeira ilha a ser povoada, teve como capital Ribeira Grande, actual Cidade Velha.  Considerada hoje a cidade mais antiga do País, tem uma longa e curiosa história, aliada à sua enorme importância geoestratégica. Centro alfandegário de navios, que transportavam escravos da costa africana para o resto do Mundo, e primeiro centro urbano europeu nos trópicos, sempre lhe foram invejadas as suas riquezas.  

Tal facto é comprovado pela construção, nos finais do Séc. XVI, da fortaleza de S. Filipe que, com a sua posição sobranceira, defendia a cidade dos constantes ataques de navios piratas, entre os quais se destacam os comandados por Francis Drake e J. Cassard.  

Estes constantes ataques, a par de outros, como foi o caso da intentona levada a cabo por partidários do Prior do Crato em guerra de sucessão ao trono de Portugal, fizeram com que a cidade fosse alvo de constantes pilhagens, que levaram à sua transferência, em 1772, para a actual cidade da Praia, capital do país. Santiago sofreu em maior escala a assimilação das influências do continente africano, traduzida nas diferentes manifestações culturais, desde a música e dos costumes à própria gastronomia.

A cidade da Praia oferece vários sortilégios de destaque, como o mercado de Sucupira, tipicamente africano, onde se encontra de tudo um pouco.  

A ilha dispõe do Aeroporto Internacional da Praia, com pista de 2.100 m de comprimento por 45 m de largura, código internacional RAI. Situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano, além dos vôos domésticos.

Geografia

Santiago é a maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, pertencente ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste.

Dista cerca de 50 km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e 25 km da ilha de Maio, a leste.  Santiago, de origem vulcânica, tem várias zonas montanhosas, sendo o Pico de António, com 1392 metros de altura, o ponto mais alto do território. Assim, a ilha está pejada de vales profundos e tem uma costa cheia de recifes, entremeados por praias de areia. O clima é mais húmido nas zonas altas e mais árido nas zonas intermédias.

Gastronomia

A ilha de Santiago é conhecida por oferecer várias opções de gastronomia, tanto a cozinha tradicional como a mais sofisticada. Os pratos mais comidos são a base de carne de porco, frango e peixe. A famosa cachupa ( prato tradicional de Cabo Verde) é oferecida em vários restaurantes espalhados pela ilha e principalmente na cidade da Praia.

 

Sinta
a cultura.
Cabo Verde
as ilhas.
Explore o horizonte.
Image is not available
Publicite as suas promoções com a tourCV

Alugue um espaço este espaço e potencialize o seu negócio no turismo em Cabo Verde.
Entre em contacto conosco e saiba mais.

@Hellio Van-ingen

Image is not available
Viaje pelas ilhas conosco!
Image is not available
Image is not available
Conheça
Cabo Verde
Image is not available
Registe-se na nossa comunidade
Image is not available
Arrow
Arrow
Slider

contacte-nos

___________

 

  Faça parte desta comunidade.

 

tourcv2 75

© 2017 tourCV. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A