A cidade mais antiga de Cabo Verde

0
0
0
s2sdefault

Ribeira Grande (hoje Cidade Velha), é o berço da “Caboverdianidade”, a primeira cidade, construída pelos Europeus, na África subsaariana. Situada a cerca de doze quilometros da atual capital de Capo Verde (Praia).

Em 1462 chegou o primeiro núcleo de habitantes a Ribeira Grande, vindos de Portugal. 

Os primeiros escravos vieram importados da Guiné, inicialmente para o povoamento e, logo depois, para venda a outros Países. Começava assim o tráfico para as Canárias, a Europa e as Antilhas.

Ribeira Grande tornou-se, em poucos anos, um ponto de passagem obrigatório para os navios que faziam a travessia do Atlântico, acumulando “grandes riquezas” com o tráfico de escravos, principalmente entre 1468 e 1497.

Durante este tempo, esteve sujeita a frequentes ataques e saques de piratas e corsários entre os quais, o famoso e terrível Francis Drake, que lançou o primeiro ataque em 1578 e repetiu sua proeza em 1580, de maneira ainda mais pesada e devastadora.

A Fortaleza de S. Filipe, um dos grandes monumentos históricos da Cidade da Ribeira Grande é o testemunho da história.

Foi construída após o ataque de Drake. em 1585. A Cidade era guarnecida a partir desse forte, cuja construção teria sido iniciada em 1593.

Em razão dos freqüentes ataques, pouco a pouco Ribeira Grande foi perdendo sua importância como porto de exportação de escravos (posição que perderá definitivamente entre 1643 e 1645).

Em 6 de fevereiro de 1652, um decreto régio estabeleceu que ‘na cidade de Praia passasse a residir ora o governador ora o bispo. A cidade de Ribeira Grande perdeu, deste modo, seu estatuto de sede do episcopado e do governo. 

Esta situação se manteve até 4 de maio de 1712. Nesta data foi atacada e saqueada por piratas franceses comandados por Jacques Cassard.

Igreja Nossa Senhora do Rosario 02 

Para Ribeira Grande foi o golpe final e, em 1724, aparecia praticamente abandonada, com a maior parte das casas em ruínas e sem qualquer capacidade de defesa.

Os vários ataques verificados ao longo dos séculos haviam, repetidamente, dado oportunidades de fuga aos escravos negros, em direção às zonas mais remotas da ilha. Eles constituíram pequenas comunidades de “negros livres”.

Em 1858 houve o reconhecimento definitivo de Praia de Santa Maria como Cidade capital de Cabo Verde.

Hoje, de Ribeira Grande, permanecem as ruínas, a memória, os rastros de um povo e de um passado, “tristemente debruçada sobre o eterno mar azul, dorme sob o peso dos anos, esquecida pelos homens".

 

Fonte:Cidade Velha

 

 

 

Mais Lidos

Sobre tourCVSobre tourCV
24 Mar. 2017
Santa LuziaSanta Luzia
23 Mar. 2017
São VicenteSão Vicente
14 Mar. 2017
Sinta
a cultura.
Cabo Verde
as ilhas.
Explore o horizonte.
Image is not available
Publicite as suas promoções com a tourCV

Alugue um espaço este espaço e potencialize o seu negócio no turismo em Cabo Verde.
Entre em contacto conosco e saiba mais.

@Hellio Van-ingen

Image is not available
Viaje pelas ilhas conosco!
Image is not available
Image is not available
Conheça
Cabo Verde
Image is not available
Registe-se na nossa comunidade
Image is not available
Arrow
Arrow
Slider

contacte-nos

___________

 

  Faça parte desta comunidade.

 

tourcv2 75

© 2017 tourCV. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A