Funaná - Uma referência da cultura caboverdiana

0
0
0
s2sdefault

Típico do meio rural, animava festas que terminavam muitas vezes em  brigas e por vezes mortes, sendo associado à vida mundana e desprezado como música de mau gosto ou selvagem.

Quando os camponeses se dirigiam à cidade da Praia (capital de Cabo Verde) para vender os seus produtos no mercado municipal, levavam também a gaita (acordeão, na linguagem local) e o ferrinho (barra metálica – originalmente a lâmina de uma enxada – com que se marca o ritmo ao ser friccionada com uma faca ou outro objecto metálico). Assim se dava inicio à sua difusão nos centros urbanos.

funana cv

fonte: pretunews

Diz a lenda que o Funaná era um homem e sua mulher, notáveis tocadores de gaita e ferrinho – ele era Funa, e tocava gaita, ela era Naná, e tocava ferrinho – e que, da junção destas duas palavras surgiu o nome funaná.

Com a independência de Cabo Verde verificou-se uma evolução significativa do Funaná. Os grupos musicais Tubarões e Bulimundo conseguem adaptar a música aos instrumentos electrónicos, garantindo assim uma certa virtuosidade e enriquecimento a nível harmónico.

Como dança, o funaná é dançado normalmente aos pares, com os executantes com um braço enlaçando o parceiro, enquanto com o outro braço mantêm as mãos dadas. A dança é efectuada imprimindo rápidas e fortes flexões alternadas de cada um dos joelhos, marcando os tempos do compasso.

Sendo uma referência incontornável da cultura cabo-verdiana, esse género está associado á expressão da liberdade e da alegria, ele é escutado e dançado em várias ocasiões e situações.

Algumas pessoas fazem o uso desse género para exercitarem e relaxarem o corpo e a mente, sendo muitas vezes tocado nas academias e mesmo em casa. Outros há que simplesmente têm uma relação pessoal, profunda com o funaná. Querem libertar-se da rotina cansativa do dia-a-dia, daí escolhem esse parceiro ideal que lhes proporciona um prazer incontornável.

Uma amiga, a Janice Silva, resume com mestria: “É um parceiro que observa, seduz com seu ritmo,  envolve com suas letras e desconcerta de tamanha alegria e liberdade que proporciona.”

Src: rabidanti

TourCV Feed

    Não foram encontrados resultados para a sua pesquisa!

    Mais Lidos

    Santo AntãoSanto Antão
    14 Mar. 2017
    Sobre tourCVSobre tourCV
    24 Mar. 2017
    São VicenteSão Vicente
    14 Mar. 2017
    Sinta
    a cultura.
    Cabo Verde
    as ilhas.
    Explore o horizonte.
    Image is not available
    Publicite as suas promoções com a tourCV

    Alugue um espaço este espaço e potencialize o seu negócio no turismo em Cabo Verde.
    Entre em contacto conosco e saiba mais.

    @Hellio Van-ingen

    Image is not available
    Viaje pelas ilhas conosco!
    Image is not available
    Image is not available
    Conheça
    Cabo Verde
    Image is not available
    Registe-se na nossa comunidade
    Image is not available
    Arrow
    Arrow
    Slider

    contacte-nos

    ___________

     

      Faça parte desta comunidade.

     

    tourcv2 75

    © 2017 tourCV. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A